Lula e Simone Tebet não se falam desde a eleição

Hits: 1

Cotada para ser ministra do Desenvolvimento Social do novo governo Lula, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) não fala pessoalmente com o presidente eleito há mais de um mês.

Segundo aliados de ambos, a última vez que eles conversaram foi no dia do segundo turno, em 30 de outubro, quando Tebet foi ao hotel onde Lula comemorou a vitória, em São Paulo.

Em novembro, o presidente eleito chegou a receber parlamentares e governadores do MDB na sede da transição, em Brasília. A senadora, porém, não participou da conversa.

A emedebista, no entanto, segue mantendo contato com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), com o qual ela já conversou algumas vezes nas últimas semanas.

Sem climão

Apesar da ausência de conversas. aliados negam “climão” entre Lula e Tebet . A senadora trabalhou normalmente na transição e ajudou a articular a aprovação da PEC da Transição no Senado.

“A hora é dele (Lula) falar com partidos. E foi o que fez”, afirmou um interlocutor de Tebet, a qual não compareceu à diplomação do presidente eleito na segunda-feira (12), em Brasília.

Nos bastidores, há resistências no PT em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa Bolsa Família, à senadora sul-mato-grossense.

O argumento de lideranças petistas é de que seria um erro política entregar uma pasta estratégica a uma possível adversária do PT nas próximas eleições presidenciais, em 2026.

Por Igor Gadelha/Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *