Hits: 7

Símbolo do carnaval do Recife, o Galo Gigante comanda a festa da capital pernambucana desde 1995 e, no ano seguinte, passou a ser montado na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, onde a alegoria é colocada até hoje. Com o tema “Galo Gigante da paz”, a escultura de 2024, que tem 28 metros de altura e oito toneladas, foi erguida na noite da quarta-feira (7).

Em quase 30 anos, os temas, as cores, o peso e o tamanho da estrutura se transformaram, tornando-se uma tradição da cidade. Confira abaixo a galeria de fotos com as imagens da escultura de cada ano:

Veja imagens do Galo Gigante no carnaval do Recife desde 1995

Galo Gigante de 2024 na Ponte Duarte Coelho, no Recife — Foto: Reprodução/TV GloboGalo Gigante de 2023 — Foto: Luna Markman/TV Globo

Galo Gigante 'high tech' de 2020 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Confeccionada pela prefeitura, a alegoria foi criada em homenagem ao Galo da Madrugada, o famoso bloco fundado em 1978, que desfila de sua sede, no bairro de São José, e passa pela área da Ponte Duarte Coelho, no Sábado de Zé Pereira.

Ao g1, o historiador e professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Filipe Domingues, explicou que a ideia de montar o Galo Gigante — que existe independente do clube carnavalesco — surgiu um ano depois que a agremiação foi eleita “o maior bloco do mundo” pelo Guiness Book.

“Isso vai chamar a atenção do poder público como um fato para favorecer o turismo do Recife. […] E como a gente foi o maior produtor de açúcar do mundo no Brasil Colônia, vem daí essa cultura de mania de grandeza que a gente tem. Então, começa a fazer parte da nossa identidade”, afirmou o pesquisador.

 

Além disso, segundo o historiador, a alegoria representa um processo de profissionalização do carnaval, que ocorre também em cidades como Salvador e Rio de Janeiro.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *