Hits: 20

NOTA – Ao site O Repórter do Pajeú

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) vem implementando ações de sua Operação Inverno 2023, por meio da Gerência Geral de Segurança de Barragem (GGSB) e com informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) – órgão que tem no seu escopo de ações uma rotina de fiscalização dos equipamentos. O trabalho consiste na avaliação das barragens do estado e no planejamento de ações de apoio às defesas civis municipais, buscando a mitigação, preparação e resposta aos riscos advindos do período chuvoso. A GGSB foi criada na atual gestão e tem o objetivo de acompanhar e monitorar o nível dos reservatórios, fazendo inspeções anuais de segurança nas estruturas.

Especificamente, com relação à Barragem de Poços, em Ibitiranga, a SRHS-PE informa que a Compesa não mantém nenhuma operação na mesma. Além disso, uma vistoria foi feita pela equipe da GGSB no local, no último mês de abril, em que verificou-se a ausência de qualquer problema estrutural. Seu vertedor tem mais de 30 metros de largura, cabendo reforçar que o vertimento de uma barragem é uma operação considerada normal e prevista no projeto de sua construção – desde que isso ocorra de forma monitorada, com tem sido, neste caso.

Estas ações da Operação Inverno 2023 da SRHS-PE reforçam o compromisso do órgão em trabalhar em conjunto com outras entidades governamentais e não governamentais para garantir a segurança e o bem estar da população.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *