Quatro turistas acusados de falsificar exames da Covid-19 para entrar em Fernando de Noronha são presos

Hits: 1
Quatro turistas de Araguaína, no Tocantins, foram presos em Fernando de Noronha, na noite da quinta-feira (29), sob acusação de falsificar exames da Covid-19 para conseguir entrar na ilha. Segundo a Administração da Ilha, os visitantes presos são dois homens e duas mulheres que chegaram em um jato particular na noite da quarta-feira (28).
- Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
- Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- Coronavírus: confira perguntas e respostas
Eles tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz André Carneiro de Albuquerque Santana, que atendeu a uma solicitação do Ministério Público de Pernambuco, representado pelo promotor Flávio Falcão. Na decisão judicial, os turistas foram enquadrados nos crimes de falsificação de documento, uso de documento falsificado e associação criminosa.
De acordo com o governo local, os turistas apresentaram exames coletados no domingo (25). No entanto, o protocolo de combate ao coronavírus exige que o teste seja realizado um dia antes do embarque para Noronha (saiba mais no fim desta reportagem).
Ainda segundo a Administração da Ilha, os quatro turistas se negaram a fazer novos exames ao chegarem na pousada. “No momento da coleta, na pousada, os visitantes se negaram a fornecer as amostras, alegando que tinham feito novos exames no mesmo dia do embarque e que estavam aguardando os resultados. Sendo assim, o material não foi coletado”, disse no texto.