IPVA subirá em média 12% em 2023, saiba como calcular e pagar

Hits: 8

Dezembro mal começou, mas as contas de janeiro já começam a preocupar. Para os donos de veículos, aqui vai uma notícia não tão boa: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro em 2023.

De acordo com cálculos da fintech Zapay, os donos de carros, motos e utilitários pagarão, em média, 12% mais do que pagaram no início de 2022.

Não houve mudança no valor das alíquotas em relação ao último ano. O reajuste ocorreu principalmente por causa da valorização dos carros seminovos.

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo no mês de setembro de 2022 na tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A consulta ao valor do seu veículo no mês de referência pode ser feita neste link.

Já a alíquota varia de acordo com o tipo de veículo (carro de passeio, moto, ônibus e caminhão) e de estado para estado. Santa Catarina, por exemplo, é o ente federativo com a menor alíquota de IPVA para veículos de passeio. Já moradores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro pagam 4%.

Como pagar o IPVA 2023

A maioria das secretarias estaduais da Fazenda permitem que o contribuinte pague o IPVA com desconto, em parcela única, em janeiro. Também é possível pagar o imposto sem desconto em três ou quatro parcelas – basta acessar o aplicativo ou site de um banco conveniado e fazer a opção pelo parcelamento.

As datas de vencimento das parcelas depende do final da placa do veículo e do estado de origem. A maior parte das secretarias estaduais já divulgou o calendário de pagamento, e em alguns deles, como o Distrito Federal, a primeira parcela vencerá somente em fevereiro.

Além do parcelamento nos bancos, algumas fintechs credenciadas pelos governos estaduais oferecem a opção de dividir o IPVA (e outros débitos dos veículos) em até 12 vezes no cartão de crédito. A depender do número de parcelas, pode haver o acréscimo de juros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *