IBGE atualiza números de Pernambuco: veja as cidades mais populosas

Hits: 2

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (28) a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que a população de Pernambuco é de 9.051.113 habitantes, enquanto no Brasil é de 207.750.291 pessoas.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao instituto publicar, anualmente, a população de cada um dos 5.570 municípios do País. A tabela com a prévia da população para cada município, encaminhada ao TCU, será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Em Pernambuco, todos os 17.560 setores censitários já foram coletados e o estado trabalha na etapa de refinamento e melhoria dos dados. “Essa etapa consiste em realizar supervisões e verificações que visam melhorar a qualidade dessas informações. São ajustes pontuais que podem necessitar, ou não, de visita a campo”, pontua João Marcelo Santos, coordenador técnico do censo em Pernambuco.

Pelos dados divulgados nesta quarta-feira, o município de Afogados da Ingazeira tem hoje 40.120 habitantes.

Em Pernambuco, os municípios mais populosos são:

  • Recife (1.494.586)
  • Jaboatão dos Guararapes (653.793)
  • Petrolina (388.145)
  • Caruaru (378.180)
  • Olinda (349.920)

No outro extremo, os municípios com menor população são:

  • Itacuruba (4.394)
  • Ingazeira (4.750)
  • Calumbí (5.241)
  • Solidão (5.246)
  • Salgadinho (5.733)

Os dados sobre todos os municípios pode ser consultado neste link

Como forma de contabilizar todos os domicílios no Censo Demográfico, o IBGE mapeou todos os endereços através de uma lista prévia, comparou com os registros de ligações elétricas fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como utilizou imagens de satélites de alta resolução para planejamento e acompanhamento do Censo.

“Todos os dados da pesquisa são georreferenciados e capturados por GPS. Desta forma, é possível verificar pelas imagens a localização da realização de cada questionário e do trajeto realizado para confirmação da total cobertura”, afirma Tiago Figueiredo, coordenador operacional do censo em Pernambuco.

As ferramentas de controle e tecnologias utilizadas garantem que o resultado do Censo Demográfico 2022 é o levantamento mais acurado e mais preciso para o país, ajustando os dados de 2010 e seus desdobramentos de forma a suprir a necessidade de informações para políticas públicas, iniciativa privada e pesquisadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *