Estudantes da UFPE passam mal após jantar no restaurante universitário; instituição investiga casos

Hits: 31
Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) relataram neste sábado (2) que tiveram sintomas de intoxicação alimentar desde que jantaram no Restaurante Universitário (RU), na sexta-feira (1º). As denúncias estão sendo investigadas pela instituição. Segundo a UFPE, são servidas, em média, 3.300 refeições por dia na unidade.
Na sexta-feira (1º), casos semelhantes foram registrados em duas escolas estaduais localizadas nas cidades de Paulista, no Grande Recife, e Jaqueira, na Zona da Mata Sul. Ao menos, 42 pessoas, incluindo alunos e funcionários, precisaram ser socorridos após ingerir a merenda escolar.
Estudante do curso de letras e integrante do movimento estudantil Todas as Vozes, Gabriel Mira disse ao g1 que recebeu, ao menos, 40 relatos de alunos que sentiram náusea, vômito e diarreia depois de jantarem no RU.
Entre os itens servidos no restaurante, de acordo com os relatos, estavam calabresa, arroz, salada e canjica.
“É complicado porque tem gente que se alimenta lá e que é das CEUs (Casas de Estudantes Universitárias). Gente que não é do Recife, mora aqui só para estudar e tem alimentação isenta no RU. E aí está basicamente todo mundo das Casas de Estudantes passando mal”, disse Gabriel.
Fechado durante a pandemia, o RU da UFPE foi reaberto em maio deste ano. Segundo o estudante, desde então, a unidade tem apresentado diversos problemas.
“Ele [o RU] vem apresentando muitas complicações por conta da qualidade da comida, por conta de comida. Comida que falta do nada”, afirmou o estudante.
Segundo informou a UFPE, o restaurante é gerido pela empresa General Goods Ltda. A companhia era a fornecedora dos alimentos servidos na Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, onde, em 2022, 60 alunos tiveram problemas de saúde por intoxicação alimentar.