Deslizamento de terra mata menina de 5 anos no Espírito Santo

Foto: REPDEC/Divulgação
Hits: 3
Uma menina de cinco anos morreu soterrada na noite de quarta-feira após um deslizamento de terra que atingiu a casa onde morava em Ibitirama, região do Caparaó no Espírito Santo. A informação foi divulgada pela Defesa Civil do estado no início da manhã de ontem. Esta é a primeira morte causada pelas chuvas segundo a Defesa Civil.
A Polícia Militar foi acionada. No local, o casal contou que escutou um forte barulho e em seguida foi surpreendido pela terra que tomou a residência. Pai e mãe conseguiram pedir ajuda aos vizinhos para tentar localizar a criança e ao encontrá-la, a encaminharam para o pronto socorro do município, porém ela faleceu antes de dar entrada na unidade.
Na maioria das vezes as vítimas dessas tragédias são famílias pobres que, sem alternativa de onde morar, constroem suas casas em áreas como encostas de morros, beira de córregos e mananciais. Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) Benny Schvarsberg, esse tipo de situação é muito recorrente dentro da experiência brasileira devido ao grande número de áreas de risco que são ocupadas de forma inadequada.
“Não existe um manejo com a desocupação da área e de realocação das famílias. Não são realizadas providências prévias. A responsabilidade maior é do poder público que não toma providências para evitar esse tipo de catástrofe e não faltam instrumentos para tanto”, afirmou.
Por: Correio Braziliense