Câmara de Vereadores de Iguaracy é considerada a 1ª no Sertão do Pajeú no Índice de Transparência do TCE-PE

Hits: 1

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em sessão do Pleno,  aprovou a Resolução TC nº 1721 de 2022, que dispõe sobre a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Com o objetivo de informar sobre as novas medidas aprovadas recentemente pelo Tribunal de Contas sobre o Índice de Transparência, foi produzido um material com informações relevantes sobre a avaliação para o exercício de 2022. Para o exercício do ano de 2022 foram adotados os parâmetros e o cronograma estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública.

Diante do levantamento estabelecido no âmbito do Tribunal  de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no Índice de Transparência, a Câmara de Vereadores de Iguaracy foi considerada a primeira colocada no Sertão do Pajeú, ficando à frente de outros municípios que desempenham iguais funções.

O trabalho desenvolvido pela equipe que dão suporte à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Iguaracy, sob a presidência do vereador Francisco Torres Martins (Chico Torres), tem merecidos elogios, não só do Tribunal de Conta de Pernambuco, mas também de todo corpo legislativo.

Para fins de classificação, quanto à observância do princípio da transparência pública, o TCE-PE classifica os seguintes níveis de Índice de Transparência:

  • elevado: maior ou igual a 75%;
  • mediano: maior ou igual a 50% e menor que 75%;
  • deficiente: maior ou igual a 25% e menor que 50%;
  • crítico: maior que 0% e menor que 25%;
  • inexistente: igual a 0%.

Para a Câmara de Vereadores de Iguaracy ter obtido o primeiro lugar em Índice de Transparência no Sertão do Pajeú o tribunal classificou a Casa Sebastião Rafael Rodrigues com o nível acima dos 75%.

Classificação

Os municípios do Sertão do Pajeú se classificaram da seguinte forma: Iguaracy 1ª posição geral no ranking; Quixaba na 13ª posição; Santa Cruz da Baixa Verde 14ª; Serra Talhada 26ª; Tabira 34ª; Tuparetama 47ª; Afogados da Ingazeira 56ª; Calumbí 59ª; Carnaíba 60ª; Solidão 79ª; São José do Egito 81ª; Flores 100ª; Brejinho 116ª; Ingazeira 126ª; Itapetim 161ª; e Santa Terezinha na 168ª no ranking geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *